HORÁRIO VISITAS: SEGUNDA - DOMINGO: 10.00H A 17:30H
O Centro Social e Paroquial de Bucos actualmente tem duas valências: Apoio Domiciliário com 20 utentes e Lar de Idosos com 12 utentes.
I – Resenha Histórica O Centro Social e Paroquial de Bucos foi aprovado no Diário da República III série, em 30 de Janeiro de 1996. Começou a sua actividade com a valência Apoio Domiciliário, com 10 utentes, no mês de Setembro, numa casa cedida para o efeito. Este era um sonho antigo do Padre Avelino Vilela, fundador e Presidente do Centro Social, uma vez que ao longo dos anos de Pároco na Paróquia de Bucos e de S. Nicolau assistiu a inúmeras dificuldades vividas por parte das pessoas idosas destas Paróquias.
Em 1998 o Centro Social foi instalado na casa do Dixe (actual local), doada à Fábrica Paroquial da Igreja de Bucos, pela benfeitora D. Maximina Felgueiras Dixe. Em 1999 nasceu a ideia de reconstruir o edifício da casa do Dixe e assim, em 2000 saiu o projecto que foi aprovado na Câmara Municipal e enviado também à Segurança Social para ser contemplado na Medida 5.5, que não foi levado avante. Seguidamente, em 2004, cumpridas todas as formalidades de licenciamento, iniciou-se a obra, só tendo em vista o Apoio Domiciliário, Centro de Dia e algumas camas de apoio. Já estava em construção quando a obra foi vista pela atual responsável da Segurança Social que se deslocou ao local e aconselhou, com firmeza, segundo o estudo dos Técnicos da Segurança Social que devíamos mudar para Lar de Idosos (tendo dito “fica aprovado o Lar”), construindo para o efeito um primeiro andar. Feitas as alterações, a obra seguiu todas as orientações da Segurança Social e outros apoios técnicos. Em Setembro de 2007 deu-se a obra por concluída, tendo sido inaugurada no dia 16 de Setembro pelo Sr. Secretário de Estado da Segurança Social, começando a funcionar desde então também como Lar de Idosos.